
Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país, convidando a população brasileira a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja e publicá-la com a hashtag #dezembrolaranja. Os dermatologistas da SBD também se engajam no movimento, reforçando sua importância no combate à doença.
As ações incluem iluminação de monumentos, iniciativas de conscientização em praias e parques com distribuição de filtro solar, entre outras. Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa luta de conscientização. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 175 mil novos casos ao ano.
Para saber mais sobre as campanhas realizadas pela SBD, acesse o site www.controleosol.com.br.
Veja a seguir como foi a ação de 2016.
Saiba mais sobre o Câncer da Pele:
Estatísticas do câncer da pele
O câncer da pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas. Como a pele, maior órgão do corpo humano, é heterogênea, o câncer de pele não melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide. O carcinoma basocelular, apesar de mais incidente, é também o menos agressivo.
Vale lembrar que a maioria dos casos de câncer da pele pode ser evitada com medidas simples de proteção solar. Confira a seguir as estatísticas da SBD, baseadas nas informações fornecidas pelos pacientes no ato do atendimento.
Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2009
Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2010
Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2011
Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2012
Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2013
Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2014
Estatísticas de incidência de câncer da pele – Campanha SBD – 2015
Calculadora de risco para câncer da pele
A Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza gratuitamente, em seu site, uma Calculadora de Riscos para Câncer da Pele. Por meio dessa ferramenta, os usuários, respondendo a um questionário por especialistas da SBD, recebem informações sobre as chances de virem a desenvolver a doença no futuro.
Acesse aqui a Calculadora de Riscos para Câncer da Pele
Atenção: a calculadora possui apenas caráter informativo. Os dados obtidos a partir da ferramenta não constituem diagnóstico e não substituem, em nenhuma hipótese, a consulta a um dermatologista.
Índice Ultravioleta
O índice ultravioleta (IUV) mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto o IUV, maiores os riscos de câncer da pele e outros danos causados pela radiação UV. Confira o índice de IUV diariamente antes de sair ao ar livre e tome as medidas de proteção adequadas. Clique aqui para verificar o IUV em sua cidade.
Tour de Combate ao Câncer da Pele
Desde 2009, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza o Tour de Combate ao Câncer da Pele, sempre nos meses de mais calor. Um caminhão equipado com dois consultórios percorre milhares de quilômetros do território brasileiro, visitando cidades litorâneas e do interior. Participam da ação diversas equipes voluntárias de dermatologistas da SBD. A população, além de ser atendida, recebe orientação sobre os riscos da exposição solar excessiva e a necessidade de proteger a pele do sol.
Guinness World – Livro dos Recordes
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recebeu a certificação do Guinness World Records, maior e mais respeitado órgão do segmento, por ter organizado, no dia 5 de dezembro de 2009, a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia e a maior campanha de prevenção ao câncer da pele mundial, com mais de 34 mil atendimentos em todo o Brasil. Com isso, passou a deter o recorde que, até então, pertencia à Academia Americana Dermatologia (AAD). Mais do que isso, recebeu um reconhecimento digno da grandeza da sua maior campanha. Para que isso se tornasse possível, foi necessário atender a diversas exigências e organizar a ação de modo a mantê-la grande e sincronizada em todo o país. Esse momento tornou-se um marco na história da SBD.
A campanha contra o câncer da pele existe desde 1999, e ao longo de suas edições tornou-se cada vez mais organizada, respeitada e reconhecida pela sociedade. Um trabalho árduo que só foi possível graças à doação dos associados pela causa, premiada com a certificação internacional de “a maior do mundo”.
Clique aqui para acessar o hotsite desta ação