SBD-CE no Bem Estar em Fortaleza4

Especialistas da entidade prestaram atendimento clínico e deram informações sobre diagnóstico e tratamentos da psoríase, hanseníase, além do envelhecimento da pele

Nesta sexta-feira (18/8), das 8h às 14h, a Regional Ceará da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esteve presente no Bem Estar Global, na Arena Marco Zero, em Fortaleza, prestando atendimento clínico e dando informações sobre doenças dermatológicas, como a psoríase, prevalente na região. A capital Fortaleza é a quarta com maior incidência da doença no país, com 4,9% dos casos. Foram realizados 500 atendimentos dermatológicos e os casos indicados foram encaminhados para os serviços de referência Centro de Dermatologia Dona Libânia e Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Medicina do Ceará. Além da psoríase, os especialistas também deram ênfase à hanseníase, doença de importante prevenção na região, além do envelhecimento cutâneo.

SBD-CE no Bem Estar em Fortaleza5

“Essa é uma ação realmente importante para a população que não tem acesso aos atendimentos básicos de saúde. Quanto à psoríase, é importante o diagnóstico clínico do dermatologista para detectar a doença e seguir tratamento especializado”, afirmou o presidente da Regional Ceará e coordenador da Tenda da Pele, Antônio Renê Diógenes.

SBD-CE no Bem Estar em Fortaleza9

A psoríase não tem cura, mas tem controle. Quanto mais cedo for descoberta, mais eficaz o tratamento. “Tenho a doença há pelo menos cinco anos, mas nunca tive a oportunidade de me consultar com o médico dermatologista. Essa foi a chance para o início de um tratamento correto e especializado”, salienta a dona de casa, Carla Ferreira Costa (40), que foi encaminhada para o tratamento da psoríase.

SBD-CE no Bem Estar em Fortaleza8

A equipe de dermatologistas utilizou o dermatoscópio para diagnóstico preciso de manchas e pintas. Diagnosticado com câncer da pele, o aposentado Raimundo Mendes da Silva (73) corre contra o tempo para tratar a doença.

“Sentia muita coceira na pele e jogava álcool no local o aliviar. Melhorava na hora, mas depois começou a piorar. Isso já tem um ano. Aproveitei o atendimento especializado para avaliar e cuidar do meu problema.”

SBD-CE no Bem Estar em Fortaleza7

Quanto antes houver o diagnóstico da hanseníase, mais rápida e fácil pode ser a cura. Uma das doenças mais antigas da história da medicina, a hanseníase tem tratamento, que pode ser feito gratuitamente nos serviços de saúde. A servente Maria Consuelo de Freitas Amaro (65) conta que começou a sentir dores e fisgadas há cerca de seis meses, mas só agora vai começar a cuidar melhor da saúde. “Cheguei a ir no posto de saúde, mas nunca fiz um tratamento adequado. Hoje obtive o diagnóstico correto e vou poder tratar direito”, disse.

Além do presidente da SBD-CE, Renê Diógenes, participaram os dermatologistas da Regional Gabriela Meniccuti, Lara Galiza, Rebeca Soares, Tássia Gabrielle, Carolina Muratori, Ana Cecilia Arcanjo e Sarah Portella.

A SBD distribuiu durante todo o evento, gratuitamente, informes sobre doenças abordadas. De leitura simples, os materiais destacam sintomas da psoríase, hanseníase e envelhecimento da pele, incluindo formas de tratamentos, cuidados e dicas de prevenção.

SBD-CE no Bem Estar em Fortaleza3